Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A Sustentabilidade e o Comportamento Diário.

A mudança de pequenos hábitos diários pode fazer a grande diferença em nossa reeducação em um modelo sustentável.


Por: Jorge Nazzari

A edição especial da revista Veja sobre sustentabilidade de dezembro de 2010, aponta praticas simples de ser usadas e que todos podemos adotar em nosso dia-a-dia, se pararmos para pensar são essas praticas que fazem a grande diferença no fim das contas!
Falar nisso me lembra uma história sobre Madre Tereza de Calcutá “certa vez um jornalista perguntou a ela, porque ajudava as pessoas? já que aquilo que ela fazia era como se fosse uma gota d’água no oceano, e ela com toda sua simplicidade respondeu, sem aquela gota d’água o oceano seria menor! “  
Essa é a concepção que devemos adotar, pensando nisso vou dar algumas dicas de hábitos sustentáveis que devemos adotar retirados da revista Veja de dezembro de 2010.   

1.       Substituir sacolas de plástico pelas de tecido:
O plástico das sacolas demora cerca quatro séculos para se decompor na natureza, além de usar petróleo como matéria-prima. Não são só esses os problemas das sacolas plásticas, a sua produção é em larga escala e sua destinação após serem utilizadas não é correta, elas acabam indo parar nos bueiros das grandes cidades e são uma das maiores causadoras de enchentes, muitas vezes vão parar em rios e no mar causando a morte de animais que a ingere achando que é comida. As sacolas de tecido é a melhor solução, retornáveis e fáceis de manusear não agridem o meio ambiente, pois tem quase um ciclo de reutilização infinito, muitas empresas já adotam essa pratica e também incentivam seus clientes a usar, dando descontos para quem traz sua própria sacola para fazer compras.

2.       Fazer xixi no banho:
        A campanha lançada pela SOS Mata Atlântica baseia-se numa conta simples: cada descarga utiliza 12 litros de água tratada. Como um adulto saudável urina, em média quatro vezes ao dia, são 17 520 litros de água por ano. O objetivo do xixi no banho é aproveitar água que já esta sendo usada e poupar ao menos uma descarga por dia. Você pode até estar pensando que existam outras maneiras melhores de economizar água, mas de qualquer forma, toda iniciativa economizar água tratada é bem vinda!

3.       Parar de jogar óleo na pia:
O óleo que é jogado na rede de esgotos ajuda a formar uma massa compacta de detritos que entope as tubulações e contribuem para inundações. Quando contamina os reservatórios, o óleo torna mais caro e mais trabalhoso o tratamento da água para o uso nos domicílios. Uma boa prática é recolher o óleo usado e encaminhá-lo a uma instituição ou empresa que cuide de sua reciclagem (o material pode virar bicombustível ou sabão).

4.       Deixar de imprimir documentos:
Economizar papel tem três objetivos. Primeiro, diminui a produção de lixo a produção de lixo. Segundo, evita a derrubada de árvores. Terceiro, reduz o consumo de água. Doze árvores são derrubadas para cada tonelada de papel virgem. São necessários 540 litros de água para fazer um quilo de papel. O Instituto Akatu, que promove o consumo consciente, calcula que uma empresa com 100 funcionários que use 50 000 folhas de papel por mês consome indiretamente 128 000 litros de água. O objetivo não é abolir o uso do papel e sim só usá-lo quando for necessário.

5.       Reciclar o lixo:
Papel, vidro e plástico são recicláveis, com vantagens óbvias para a natureza. Economizam-se matéria-prima e energia. Evita-se o acumulo de detritos em aterros e lixões. O problema é como fazer isso. Raras cidades brasileiras têm coleta seletiva de lixo. Em São Paulo, por exemplo, esse tipo de serviço só atende 20% das residências. Em muitos lugares o melhor a fazer é encaminhar o material reciclável para instituições ou cooperativas de recicladores.

Ao adotarmos esses hábitos estaremos adotando um sistema de melhoria continua em nossas vidas, que como se diz em Kaizen “Não a nada que esteja tão bom que não possa ser melhorado”.
Fica a Dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário