Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cana-de-açúcar: eficiência energética que vem da terra

A cana-de-açúcar é a fonte de matéria-prima mais eficiente na produção de energia, principalmente quando comparada ao milho – tradicionalmente utilizado na produção do etanol nos EUA – e a beterraba, fonte de matéria-prima preferencial na Europa.
 Com a profissionalização do setor de açúcar e álcool brasileiro, e com o aumento da mecanização da colheita e da preparação das usinas para produzir bioeletricidade, assegura-se que essa vantagem energética aumentará ainda mais.

O Polietileno Verde da Braskem aproveita toda a vocação do Brasil para a produção de cana-de-açúcar – ele é feito a partir do eteno produzido com etanol originado da cana-de-açúcar. É o primeiro plástico com origem 100% de fonte renovável certificado no mundo, já está sendo produzido em escala industrial na planta da Braskem em Triunfo, RS, e tem clientes no mercado nacional e internacional, como Procter&Gamble, Shiseido, Natura e Toyota, entre outros.

A produtividade energética da cana-de-açúcar, a crescente profissionalização do setor de produção de álcool e a eficiência dos processos da Braskem conferem ao ciclo de vida do PE Verde vantagens ambientais excepcionais: cada kg de PE Verde produzido captura e fixa de 2 a 2,5 kg1 de CO2 que estavam na atmosfera. Assim, colabora com a redução do efeito estufa e do aquecimento global. Quando se compara a pegada de carbono do PE Verde da Braskem com o PE petroquímico, a vantagem ambiental é ainda maior: cada kg de PE petroquímico produzido emite 2,5kg2 de CO2 para a atmosfera.

O Brasil tem22% (340 MM de hectares) de toda a área cultivável do mundo. A agricultura utiliza 18,6% dessa área, sendo que a cana-de-açúcar ocupa 7,8 MM de hectares (apenas 3,4 MM ha são utilizados para produção de etanol), a cultura da soja, 22 MM ha, o milho, 14 MM ha. Já a pecuária está presente em 220 MM ha*.

Nenhum comentário:

Postar um comentário