Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ideias recicladas colocadas em prática: um case de sucesso.

 

O exemplo para o 1° Fórum Acadêmico de Sustentabilidade, de que com boas ideias pode se transformar o mundo!
Por: Jorge Nazzari

Na ultima terça-feira, nós do 4° e 5° semestre do curso de administração da UNIC – Tangará da Serra, a convite do Sr. Antônio Carlos Cabral Amaral diretor da ALLATA, fomos assistir uma palestra sobre o lixo e seus projetos de reciclagem, ministrada pelo próprio, para adquirir um pouco mais de conhecimento sobre alguns dos assuntos que serão abordados no Fórum Acadêmico de Sustentabilidade que acontece no dia 21 de maio.
O Sr. Cabral como é conhecido, é formado em Química Industrial, também é Consultor Empresarial e Especialista em Logística Reversa, tem estabelecido em Tangará da Serra – MT o CEMPRE um Centro de Capacitação em Reciclagem que além de reeducar as pessoas envolvidas no processo, compra e destina à reciclagem latas de alumínio. Funciona da seguinte maneira os Agentes Ecológicos (Catadores) recolhem essas latinhas das ruas e do lixo, que iam acabar parando no lixão, rios e córregos da região, vendem para a CEMPRE, que destina essas latinhas a uma empresa especializada na reciclagem deste material.
Podemos dizer que existe um ciclo a ser seguido para que a reciclagem aconteça da mesma forma acontece com os benefícios que essa prática traz a quem a utiliza, o primeiro é para a conservação do meio ambiente, retirando às latinhas de circulação a quantidade de lixo que seria jogado no meio ambiente é reduzido significativamente, o segundo é a geração de renda para as pessoas que trabalham como Agentes Ecológicos com a venda das latinhas e terceiro a geração de emprego para as pessoas que trabalham nos postos de coleta e nas empresas de reciclagem. 
Confesso que todos os projetos realizados pelo grupo do Sr. Cabral são muito bons, mas um me chamou mais atenção, o projeto se chama Bio Bike um exemplo de como idéias simples resolvem grandes problemas. As bicicletas que ficam retidas por algum motivo nos departamentos policiais e não tem destino, são enviadas a presídios, os presidiários por sua vez transformam essas bicicletas em novas, triciclos ecológicos as chamadas Bio Bikes que possuem um reservatório utilizado para coleta de óleo de cozinha, esse óleo coletado é reutilizado para fabricação de tintas. A complexidade do processo traz soluções simples para coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia.
O que fica marcado em nossas mentes, é que a responsabilidade sobre algum produto é de quem o produz, todos nós produzimos lixo e a responsabilidade é nossa de dar um destino correto a ele, fazer com que o lixo se transforme em recursos para a sobrevivência das gerações futuras.
Se você quiser saber mais sobre o projeto da Bio Bike o acesse o site :  http://www.biobikebr.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário